30 Anos de CAP: Uma Jornada de Luz


Considerado um dos melhores Colégios do município de Jequié, o CAP vem conquistando cada vez mais admiradores ao longo dos anos e atualmente vive uma de suas melhores fases, demonstrando competência e capacidade no setor educacional.



Por Alexandre Santa Bárbara e Matheus Rocha



No dia 06 de Março de 1981 nasce um novo Colégio em Jequié. O Colégio Antonio Pinheiro, nome atribuído em homenagem ao Sr. Antonio Pinheiro, inicia sua caminhada na luta pela educação de seus alunos e pela transformação intelectual da sociedade em que está trabalhando. Tendo como Diretores e fundadores o Professor Flaviano Pinheiro Neto e a Professora Edna Soares Pinheiro. Um marco histórico do colégio foi a premiação no setor literário da Operação Cisne Branco em 1º Lugar na Bahia; concurso este promovido pela Marinha e que premia as melhores redações na região e nos Estados.


O CAP também, além de se preocupar com a educação de seus alunos – provado pelo excelente aprendizado que proporcionavam e sendo desde o começo o Colégio com mais aprovações nos vestibulares – também se importavam com o lazer e o bem-estar de todos os integrantes da família CAP. Suas comemorações de grande repercussão, faziam do CAP um dos colégios mais populares de sua época além das famosas excursões nacionais e internacionais.


O CAP já proporcionou aos seus alunos pré-vestibulandos um cursinho, conveniado com o Colégio Geração de Salvador, em que os professores de lá vinham periodicamente a Jequié dar aulas de preparação para o vestibular que se aproximava, sendo o colégio um dos primeiros a trazerem o Cursinho Pré-Vestibular para a cidade. Isso, juntamente com todo o resto, comprova seu compromisso com a educação e com a formação de pessoas competentes, capazes de transformar o meio em que vivem, seja no seio familiar ou na sociedade em que o indivíduo esteja inserido.


Atualmente, passando por uma fase de grande popularidade no município e região, o CAP possui 13 salas, que vão desde o 6º ano A, no Ensino Fundamental, até o 3º Ano Científico, no Ensino Médio, contando ao todo 324 alunos matriculados em 2011. Tendo salas com ar-condicionado, Biblioteca, Sala de Multimídia, duas quadras esportivas e uma grade de professores que incluem alguns que também ensinam em Universidades. Muitas dessas mudanças que hoje são verificadas no colégio vêm acontecendo há pouco tempo, acompanhando o crescimento de alunos que vieram aumentando nos últimos anos.


Enfim, uma jornada que começou com um desejo de transformação e hoje está mudando a vida de muitos jovens e adolescentes que passarão suas vivências do núcleo escolar para a sociedade e para suas famílias, disseminando assim ética, cidadania e respeito ao próximo, coisas aprendidas na escola e que servem muito mais do que para se fazer apenas uma prova. 30 anos de CAP, uma jornada de luz. Uma árdua batalha. Uma merecida conquista e uma brilhante vitória.

0 comentários:

Postar um comentário