KANSAS CITY - Pelo menos 117 pessoas morreram e outras mil foram hospitalizadas após a passagem do mais devastador tornado nos Estados Unidos desde 1953, no domingo, que atingiu a região do meio-oeste, disseram autoridades nesta segunda-feira. A cidade mais afetada foi Joplin, no Missouri. De acordo com a CNN, 17 pessoas foram retiradas com vida dos escombros.
A 117a morte foi confirmada pelo porta-voz do governador Jay Nixon, Sam Murphey, nesta terça-feira, mas ele não soube especificar quando ou onde aconteceu o resgate do corpo. A nova vítima fatal ainda não foi confirmada pelo chefe dos bombeiros, Mitch Randles, que reiteiroureiterou que o número de mortes segue em 116.
O hospital St. John, em Joplin, ficou seriamente danificado. Equipamentos de raio-X foram encontrados há mais de 100 quilômetros do local e alas foram incendiadas com a passagem da tormenta.
Uma das vítimas que morava perto do hospital St. John demonstrou no Facebook o seu estado de choque ao ver a chegada do tornado. A vítima teria escrito "Oh my God" (Oh, meu Deus!) momentos antes de morrer, relatou seu sobrinho, Zach Tusinger, à rede CNN.
O tornado de Joplin foi, de acordo com o serviço meteorológico americano, um dos 68 que passaram pelo meio-oeste dos EUA no fim de semana. A única cidade além de Joplin em que há confirmação de vítimas é Minneapolis (Minnesota), onde uma pessoa morreu.
Segundo a Cruz Vermelha, 75% de Joplin, que tem 50 mil moradores, estão destruídos. O tornado que começou em Joplin, atravessou a cidade ao longo de cerca de 10 quilômetros. Moradores foram alertados 24 minutos antes de sua chegada, mesmo assim muitos não conseguiram encontrar refúgio a tempo.
Muitos dos prédios públicos da cidade ficaram gravemente danificados, especialmente dois colégios de ensino fundamental e médio, assim como lojas.
Um caçador de tornados, Steve Polley, disse à CNN que a situação de Joplin era irreconhecível, e que tinha acontecido uma completa devastação.


09:32
CAPtura da informação
Posted in:
0 comentários:
Postar um comentário